tecnologia

App que indica quanto tempo falta para chegar o ônibus deve contemplar todas as linhas até final do mês

Deni Zolin

Foto: Reprodução

O aplicativo Urmob, lançado em outubro de 2018 inicialmente com as linhas para o campus da UFSM, deve atingir 100% das linhas de Santa Maria em breve.

Segundo Cristiano dos Santos Silveira, diretor da empresa santa-mariense i3 Tecnologia, criadora do aplicativo, a previsão é que os rastreadores de GPS sejam instalados em todos os ônibus dos transportes coletivo e seletivo até o final de março. Por isso, a tendência é que logo em seguida o aplicativo esteja disponível para todas as linhas da cidade. Silveira não divulga ainda uma data exata porque, além de instalar os GPS, é preciso se certificar que o sistema está funcionando perfeitamente.

O Urmob tem atualmente 7,5 mil usuários e informa a localização em tempo real dos ônibus, além da previsão de quanto tempo levará para ele chegar até a parada onde a pessoa está. Os usuários também podem consultar que ônibus passam na parada escolhida e a grade de horários com as previsões de saídas futuras do terminal. Por enquanto, o aplicativo está informando a localização dos ônibus de todas as linhas para o campus da UFSM e para a Cohab Tancredo Neves.

Aplicativo que informa em tempo real localização de ônibus ganha grade de horários

Vale lembrar que o aplicativo é gratuito e pode ser baixado em celulares com sistema operacional Android e iOS (da Apple). Para que ele funcione, a pessoa precisa ter acesso à internet, seja wifi ou por pacotes de dados. Para baixar, basta acessar o site. Para usuários de iOS, o app já passa a funcionar quando a pessoa baixar o programa, não necessitando mais cadastrar um e-mail - o cadastro só é necessário se o usuário quiser ter a opção de favoritar uma parada de ônibus, para acessá-la mais rapidamente na hora de usar o Urmob. Para Android, em breve não será preciso mais cadastrar e-mail e esperar resposta com a autorização da i3 Tecnologia para usar o aplicativo.

Recapitulando: a prefeitura exigiu que as empresas de ônibus instalassem GPS nos ônibus e, a partir disso, a Associação dos Transportadores Urbanos (ATU) pesquisou empresas que pudessem fazer o serviço. Acabaram fazendo uma parceria com a i3 Tecnologia, de Santa Maria, que criou um aplicativo de acordo com as necessidades locais.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Tire 15 dúvidas sobre o projeto da Reforma da Previdência Anterior

Tire 15 dúvidas sobre o projeto da Reforma da Previdência

Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio acumulado de R$ 80 milhões Próximo

Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio acumulado de R$ 80 milhões

Economia